Grupo Koryak

Os xamãs tinham um papel importante nas vidas dos membros de suas tribos e eram os protetores e os intermediários entre os humanos e os espíritos. O treinamento e o desenvolvimento de futuros xamãs demorava vários anos. Tão logo o clã reconhecia um candidato a xamã e o seu direito de se tornar um xamã, era feito um ritual de consagração.

Outros rituais também eram obrigatórios quando um Xamã recebia cada um de seus objetos especiais.A baqueta era um dos principais artefatos de ritual xamânico para os Evenks, Sel’kups, Nenets, e os Kets, e tinha muitas funções simbólicas.

A palavra Evenk para baqueta é ghis, literalmente significando “falante” ou “objeto de dizer o futuro”. Os Sel’kups também usavam a baqueta para a cura. O Xamã toca o local de dor com a baqueta e extraia a doença (o espírito mau).

No período de instrução, o jovem xamã recebia seu primeiro tambor. A base do tambor era feita de uma madeira especial e era oval ou redondo. A pele usada era de cervo ou de alce.

O tambor era o principal instrumento de um xamã para chamar os espíritos por meio do som.

O tambor não só era um instrumento musical como também um símbolo do Universo, o mundo , o sol, a lua e vários outros elementos cósmicos eram representados nele. Na cultura do Evenks, Kets, Sel’kups, e dos Nenets, o tambor estava associado com o gamo e sua cavalgada que estava sempre associado com a jornada xamânica.

O tambor também era um símbolo de sua força. Um tambor novo, acreditavam os Sel’kups, não tinha nenhum poder e não podia ser usado em um ritual religioso, ou kamlaniye. Por isto um ritual de iniciação ou animação era feito para o tambor tomar vida. De acordo com os Evenks, todos os parentes do Xamã estão presentes na cerimônia de iniciação do tambor.

O ritual de iniciação do tambor é tido como uma caça mágica, o destroçar da besta mítica com sua subseqüente reviver. O ritual termina com uma refeição de carne de gamo.

Depois, o tambor é decorado com pinturas e pingentes que são atados em sua parte interna e no punho do tambor. O último passo na iniciação do tambor é o canto da canção do Xamã e o direito de todo parente do Xamã dançar a dança circular com o tambor que simboliza a adesão e o tornar-se parte das forças da natureza.

Esta atividade é associada com as idéias de prosperidade do clã; a vida, sucesso e fecundidade dos seres humanos e dos animais. A parte interna do tambor é onde os espíritos ajudantes se reúnem. Durante o kamlaniye o Xamã é chamado por seus espíritos ajudantes e protetores para fazer uma jornada. Os Sel’kups, Kets, e os Evenks colocam espíritos protetores feitos de metal, madeira, e couro em seus tambores.

Xamã Khorolkan

Os penduricários nas roupas do Xamã são feitos de metal, couro, pele, madeira e ossos. Entre os Evenks, os pingentes de metal são forjados por um ferreiro. As imagens dos espíritos ajudantes dos Xamã são zomorfica ou antropofomorficas: bestas, pássaros. almas humanas, a mãe-besta na imagem de uma alce fêmea; imagens de ancestrais dos Xamãs entre os Evenks, Nenets e os Sel’kups.

Um conjunto de pingentes em um Xamã Evenk simboliza o esqueleto do espírito do Xamã no qual ele foi reencadernado. Exemplares de flechas, facas, espelhos e pequenos sinos também são usados para protegê-los contra espíritos maus.

Depois que o tambor e a baqueta são recebidos pelo Xamã dos Evenks, Sel’kups, e dos Kets, os parentes manufaturam um avental onde os pingentes que representam os espíritos ajudantes são gradualmente costurados de acordo com as instruções do Xamã.

Estes objetos são “alimentados” com alimentos ritualísticos, tal como sangue e a eles são pedidos conselhos durante o kamlaniye. À medida em que o Xamã se torna mais poderoso, o número de pingentes no avental e também na roupa do Xamã também aumentam.

Xamã-Yakut

Uma capa é confeccionada e decorada com pingentes para o Xamã que já é poderoso e já possui um avental, cocar, tambor e baqueta. Ao colocar sua vestimenta, o Xamã adquire poderes e visões adicionais para poder realizar o kamlaniye, e pode seguir em jornadas por mundos do universo.

Um objeto de ritual importante de um Xamã entre os Nenets e os Evenks é um cajado sobre o qual ele se apóia para viajar a outros mundos. A roupa de um Xamã Nenet é muito simples.

Um cocar pequeno, na forma de uma coroa com um pedaço de pano caindo sobre sua face tinha um papel importante na comunicação com os espíritos.Um ancestral do Xamã de Nganasan criou esta seqüência para se receber os componentes da vestimenta, pingentes e tambor.

Um Xamã futuro, à medida que ele adquire conhecimento ele recebe os objetos nesta seqüência: cocar, luvas, avental, sapatos, tambor com a baqueta, e a capa. O desenvolvimento de um Xamã determina o seu destino e suas atividades xamânicas.

(Textos e fotos tiradas do site: www.salves.com.br)

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